Produzir alimentos de forma segura, mais que uma obrigação legal, é também uma estratégia para manter os clientes. A informação hoje circula rapidamente e uma repercussão negativa em função da presença de insetos na área de produção, alimentos com materiais estranhos ou mesmo o relato de clientes que passaram mal após consumir um alimento de um determinado local podem ser devastadores para o estabelecimento.
Além do mais, se aplicado de forma adequada, as boas práticas de fabricação possibilitam a organização de atividades e a redução de perdas. Locais organizados, com controle de atividades e colaboradores treinados possibilitam que toda a atividade seja realizada de forma otimizada.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) representam um conjunto de tecnologias que atuam em todas as interfaces do processo de fabricação: instalações, pessoas, insumos, máquinas, ingredientes e distribuição.
A Ciali auxilia na organização destas atividades para permitir que você possa tomar as medidas adequadas à sua realidade. Para cada empresa uma solução personalizada. Dentre as opções a Ciali pode ofertar:
Avaliação das Instalações
A Ciali avalia as instalações com base nas normas sanitárias e nas características do estabelecimento, buscando soluções para os pontos que necessitam de melhorias. A construção destas soluções é feita em conjunto, Ciali e você, para que a proposta esteja perfeitamente ajustada ao seu negócio. Para a construção do manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padrão recomenda-se a execução preliminar deste serviço.
Manual de Boas Práticas
É um documento que descreve de forma ampla as ações e condições para garantir a segurança do que é produzido pelo estabelecimento. A Ciali auxilia a construção deste documento, indicando as melhores práticas para que o risco ao consumidor seja mínimo.
Procedimento Operacional Padrão
Sempre que estudamos os processos verificamos que há formas de se fazer melhor e de forma mais eficiente. O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um conjunto de instruções para a realização de atividades chaves na produção de alimentos. Eles devem estar presentes em todos os estabelecimentos que produzem alimentos, como padarias, restaurantes, laticínios, frigoríficos e etc. Alguns POPs são opcionais, mas alguns são obrigatórios a depender do tipo de estabelecimento.
Mais do que importar um documento fechado, o procedimento deve refletir a realidade do estabelecimento. Eles são importantes ferramentas na qualidade e treinamento de novos colaboradores, pois o como fazer está em um documento escrito e que deve ser atualizado.
A Ciali auxilia os estabelecimentos na construção dos documentos e registros, apontando as melhores práticas para o dia a dia.
Treinamento de Colaboradores
Para alguns estabelecimentos há a obrigatoriedade legal do treinamento dos colaboradores envolvidos na manipulação de alimentos. Mas, para além disso, o treinamento é um momento em que todos podem refletir sobre o fazer no dia a dia, entendendo as razões de determinados procedimentos.
A Ciali pode ofertar diferentes formatos de treinamento em Boas Práticas a seus colaboradores. Ofertamos cursos on-line em plataformas consagradas ou no local de trabalho, o que for mais efetivo para a realidade do seu estabelecimento.