A transparência na rotulagem é crucial para ganhar a confiança dos consumidores. Entenda por que incluir uma tabela de informação nutricional detalhada pode beneficiar o seu negócio artesanal.
Por: Ana Clara Costa Dias e Laiza Maria Pereira Bento
Revisado por: Erick Ornellas Neves e Crislayne Aparecida Ferreira
Tempo de Leitura estimado: 3 minutos
A embalagem é o principal meio de comunicação entre o produtor e o consumidor, sendo a primeira impressão que o cliente tem do produto. Dentre outras informações contidas nela, está a tabela de informação nutricional, que tem como objetivo fornecer ao consumidor conhecimento básico sobre o tipo de nutriente encontrado no alimento e a quantidade desses nutrientes, possibilitando a comparação entre alimentos de marcas diferentes.
Os produtos artesanais, feitos de forma tradicional e com ingredientes muitas vezes locais e de alta qualidade, têm ganhado cada vez mais popularidade entre os consumidores que buscam autenticidade e exclusividade. Esses produtos não apenas proporcionam uma experiência gastronômica diferenciada, mas também promovem a economia local e a sustentabilidade.
Fonte:https://indexiscdn.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/sites/sucessonocampo....
A inclusão de uma tabela de informação nutricional nos produtos artesanais se torna um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. Isso porque, na procura por alimentos de qualidade, os consumidores estão mais exigentes e buscando mais conhecimento sobre tudo aquilo que consomem. Além disso, ter uma tabela de informação nutricional detalhada auxilia na construção do vínculo produtor-consumidor, que passa a ter confiança em consumir determinado produto.
No Brasil, a rotulagem nutricional é regulamentada e fiscalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e sua obrigatoriedade está prevista na RDC nº 429/2020 e pela Instrução Normativa nº 75/2020. O cumprimento dessas normas não só garante conformidade com a legislação, como fortalece a confiança do consumidor. Ao fornecer acesso a informações nutricionais precisas, os produtores influenciam diretamente a escolha dos consumidores, possibilitando escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
Além disso, a Lei nº 13.680/2018 estabelece a livre circulação e comercialização de produtos alimentícios artesanais identificados pelo selo ARTE em todo o território nacional, fixando parâmetros e regras para a fiscalização e inspeção desses produtos e dos estabelecimentos que os produzem. Esta lei define que os produtos artesanais gozam de livre circulação e comercialização, bastando a aprovação pelo serviço de fiscalização e inspeção sanitária dos estados, Distrito Federal ou municípios em que foram produzidos.
Apesar de já ser conhecida pelos consumidores, a tabela de informação nutricional passou por mudanças importantes. Tornou-se obrigatória a declaração de açucares totais e adicionados e do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação entre produtos, bem como fornecer o número de porções por embalagem. Todas essas mudanças podem ser observadas na figura abaixo:
Fonte: Arquivos Ciali (2023)
Além dessas mudanças, tornou-se obrigatória também a rotulagem frontal. Trata-se de um símbolo, a lupa, que deve vir na parte da frente da embalagem para sinalizar ao consumidor, de forma simples e clara, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde. A lupa deve sinalizar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Assim, a inclusão de uma tabela de informação nutricional detalhada não só atende às exigências legais, mas também demonstra um compromisso com a transparência, profissionalismo e saúde do consumidor. Ao adotar essa prática, os produtores artesanais podem aumentar a confiança do consumidor, diferenciar seus produtos no mercado e garantir o sucesso a longo prazo do seu negócio.
Nesse sentido, a empresa júnior de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CIALI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) pode ser um valioso aliado, assessorando todo o processo de elaboração da tabela de informação nutricional. Com conhecimento técnico e orientação prática, a CIALI pode ajudar os produtores artesanais da região no desenvolvimento da rotulagem nutricional, de tabelas nutricionais precisas e que atendam à legislação vigente.
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Projeto de Lei. Sítio eletrônico. 2024. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9556726&ts=1709562.... Acesso em: 25 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem de Alimentos. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/rotulagem. Acesso em: 18 jun. 2024.
Palavras-Chave: segurança alimentar; rotulagem transparente; certificação de qualidade; sustentabilidade; legislação sanitária